Biologia Quântica

Biologia Quântica?


A física quântica é maravilhosa e empolgante, além de transformadora. Os princípios quânticos, com todas as suas estranhezas e esquisitices estudadas pelos físicos, estão agora empolgando o mundo que estuda a vida: a biologia. Como pode eventos que os físicos estudam em condições especiais de temperatura e pressão acontecerem em células humanas, animais e vegetais? Como pode?


Pode até ser especulativo, mas que é empolgante admitir através de fortes evidências e algumas experiências que fenômenos quânticos podem acontecer dentro das células, ah isso é! Apenas admita a possibilidade.

Vamos estudar!

O tunelamento quântico é uma dessas esquisitices da física quântica onde um elétron aparece “do nada” de uma superfície para outra (de uma molécula para outra), como se estivessem atravessando uma parede sólida. E isso pode estar acontecendo agora dentro das suas mitocôndrias.


Enzimas (velhas conhecidas aceleradoras de reações químicas) sempre despertou a curiosidade do “como” elas fazem esse processo. O tunelamento quântico pode ser uma das explicações possíveis. A coenzimaA – enzima existente na membrana das mitocôndrias – pode estar utilizado do tunelamento quântico e isso explicaria o fenômeno da cadeia de elétrons que ocorre na mitocôndria para produção de energia pela célula.


Outra possibilidade e evidências do tunelamento quântico estão nas mutações sofridas pelo DNA humano. As pontes de hidrogênio que ligam fortemente os nucleotideos onde os protons podem saltar entre um lado e outro podendo explicar mutação caso haja algum erro nesse salto durante a separação dos cromossomos no processo de divisão celular.


Nas células vegetais e algumas bactérias podem utilizar da coerência quântica para realizarem o processo de fotossíntese. A luz solar transformada em biomassa. Coerência quântica é uma idéia de que objetos quânticos podem ter multitarefas. Objetos quânticos exercem função de onda e podem se espalhar facilmente em várias direções seguindo vários caminhos ao mesmo tempo.


Podemos ir além… além da matéria … além dos objetos quânticos … e admitir que há uma consciência inteligente por detrás desses fenômenos quânticos capaz de provocar o colapso da sobreposição de possibilidades quânticas.


Somos seres complexos e como tal a mecânica quântica pode estar presente em nossa biologia e questionar como fez Schrödinger: O que é Vida?
Deve ter algo além da física quântica, além da química orgânica, além da biologia molecular capaz de realmente causar a vida.


Dr Milton Moura

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s