Você é coerente?


          O CÉREBRO E O CORAÇÃO            COERÊNCIA CARDÍACA

Retornemos ao assunto da coerência cardíaca. Esse conceito é muito importante e necessário para o estágio atual da evolução. Precisamos valorizar esse estado de coerência. Boa notícia: O estado de coerência cardíaca pode ser treinado. Exatamente isso! Podemos desenvolver técnicas simples que nos aproximam cada vez mais do estado de coerência. Por que precisamos ser coerentes? Qual a sua importância no dia a dia de cada um de nós? O Instituto de Pesquisa HeartMath (HearthMath Research Center) nos EUA foi o pioneiro na pesquisa da coerência com vários experimentos esclarecedores na área das emoções. A cada batimento cardíaco há uma codificação emocional embutida percebida pelos espectrometros dos pesquisadores. A atividade elétrica do coração produz um campo magnético poderoso cerca de 5000 (cinco mil) vezes maior que o campo magnético produzido pelos 100 bilhões de neurônios cerebrais. No campo magnético do coração estão codificados as emoções que são percebidas pelo sistema límbico cerebral que, por sua vez, aciona as moléculas necessárias (neuropeptideos) para representar o sentimento em forma de emoção visível.

Cada batimento codifica uma emoção. Aqui já começamos a vislumbrar a importância da coerência cardíaca. O coração bate cerca de 100 mil vez em 24 horas. A origem espontânea dos batimentos ainda continua um mistério para a ciência. Há várias hipóteses que acreditam em células especializadas dentro de uma cavidade do coração denominada átrio que é capaz de gerar os próprios batimentos através de uma série de eventos de movimentos de íons que culmina na formação de um potencial elétrico também capaz de excitar o músculo cardíaco e produzir o seu funcionamento. O coração é muito mais que uma simples bomba de sangue. O funcionamento do coração gera um campo de influência magnética que já pode ser detectada através de aparelhos específicos capazes de detectar a presença desse campo magnético, da mesma forma que um simples aparelho de eletrocardiograma é capaz de detectar a presença das ondas elétricas produzidas pelas células e detectadas na superfície da pele do tórax.
Temos que realçar também a importância das conexões das redes neurais presente no cérebro humano. O cérebro possui cerda de 100 bilhões de neurônios. Cada neurônio é capaz de realizar 5000 (cinco mil) ligações. O número de conexões é cerca de 10 elevado a milionésima potência. É o número 1 seguido de 1 milhão de zeros. Um número bem maior que o número de estrelas do Universo. O funcionamento cerebral também gera a formação de ondas eletromagnéticas percebidas pelo aparelho de eletroencefalograma, traduzindo o funcionamento da atividade cerebral. O processamento inconsciente do cérebro é capaz de perceber as oscilações e variações dos batimentos cardíacos gerando um controle alostático e mantendo um funcionamento dinâmico da variabilidade cardíaca através do sistema nervoso autônomo simpático e parassimpático. Há uma comunicação entre cérebro e coração e também entre coração e cérebro. Pensar e sentir. Sentir e pensar. Pensamentos e sentimentos envolvem todas as experiências humanas. Temos um aparato de percepção e memória no cérebro cuja consciência utiliza-se para expressar-se. Cada percepção e cada memória estão codificadas por uma emoção que está codificada em cada batimento cardíaco.
Unir de forma coerente o que pensamos e o que sentimentos é o desafio atual da nossa evolução. O comportamento deve expressar o pensar e o sentir. Quando o comportamento não reflete o que pensamos ou o que sentimos estamos sendo incoerentes. Como compreender melhor esse estado de coerência?

Veja o video abaixo sobre essa comunicação entre cérebro/coração e coração/cérebro. 

Abraços fraternos

Dr Milton Moura

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s