Persistir, ir além… ser maior que o corpo, ambiente e o tempo.

 

 

Quem é você?

Um emaranhado de células, tecidos, órgãos, neurônios, cérebro e… consciência? Somos seres complexos, não é mesmo? Observe uma única célula. Veja a complexidade que há para a célula manter um equilíbrio funcional? Células que executam funções específicas sob a coordenação de quem? DNA? Genética? Pensem na inteligência fina por trás de todas essas funções. As vezes, diante dessa complexidade, podemos nos sentir “vítimas” desse funcionamento, pois perdemos em algum momento na história da humanidade o “poder” nessa coordenação. Uma crença de que a matéria é a única realidade e essa única realidade coordena, através de interações diversas, o funcionamento que permite a existência da vida. A vida surge do funcionamento e interações materiais? A consciência é um subproduto do funcionamento dos neurônios? Quem é você? Sim, estou perguntando quem é esse ser aí que está lendo essas linhas através dos sentidos e dando significado a essas palavras? Quem é você? Apenas matéria? Um corpo? Uma existência no tempo? Um ser inserido no ambiente? Quem é você?

Somos vítimas do tempo? Somos vítimas do ambiente? Somos vítimas do funcionamento do nosso corpo? Somos determinados a ser quem somos? Esse tipo de crença não ajuda muito e tira-nos o “poder” de mudar alguma coisa em nossas vidas, pois somos vítimas, não é mesmo? Não, não é mesmo. Definitivamente. Temos que resgatar o “poder” e assumir as rédias que comandam essa inteligência inconsciente. Sim, pensem em nosso corpo como sendo a mente inconsciente e habitual. Somos nós que o ensinamos. Como? A física quântica esta mudando o paradigma materialista das interações materiais. A matéria é apenas onda de possibilidade e como tal necessita de algo que a traga para a existência do mundo dos fenômenos. Algo que traga das possibilidades para a realidade. O que pode ser esse algo? Quem é você? A física quântica tem valorizado muito o papel da consciência na formação da realidade. Exatamente isso. A consciência é esse “algo” capaz de criar a realidade. Opa!!! A consciência cria a realidade? Temos aqui uma oportunidade de resgatar esse “poder” perdido lá trás e que nos tornou vítimas do ambiente, do tempo e do corpo.

Para que ocorra alguma mudança ou alguma transformação pessoal há a necessidade desse resgate. Resgatar esse poder. Não podemos ser e nem sentir que somos vítimas e, sim, devemos ser protagonistas de realidade pessoal. Quem é você? Uma vítima ou um protagonista? Para ir além em suas escolhas há a necessidade de perceber e ser esse protagonista da sua realidade pessoal. Para isso temos que expandir nossa compreensão sobre nós mesmos e o mundo. Modificar um pouco nossa visão de mundo. A física quântica contribui muito para isso e a neurociência também. Unir ciência quântica e neurociência é algo assim libertador. A física quântica afirma que a matéria é apenas “onda de possibilidade”. Deve existir algo fora da matéria capaz de provocar o “colapso” dessa onda de possibilidade. A consciência é esse algo. A consciência não é mais um subproduto e, sim, a causa primordial. A consciência escolhe dentro das possibilidades contidas no campo quântico de interconexão. Cérebro e consciência estão indubitavelmente unidos e conectados. Estudar o cérebro é estudar a consciência, pois é através desse orgão que a mesma se manifesta. Eis o poder resgatado novamente. Assumir o poder de protagonista de nossa realidade.

Quem é você? Agora podemos afirmar que somos consciências. Podemos superar o corpo, o ambiente e o tempo. Não somos vítimas de nenhum desses elementos. A personalidade cria a realidade pessoal. O que é a personalidade? Trata-se do conjunto formado pela maneira de pensar, comportar e sentir. Eis aqui o segredo da transformação pessoal. Mudar a forma de pensar. Mudar o comportamento. Mudar o sentimento. Como? Criamos condicionamentos e hábitos ao longo dos anos e escolhemos segundo esses condicionamentos e hábitos. Temos a tendência de pensar sempre da mesma maneira. Pensando da mesma maneira, teremos sempre as mesmas escolhas. Escolhendo sempre da mesma maneira, teremos sempre as mesmas ações e comportamento. Comportando-se sempre da mesma maneira, teremos sempre as mesmas experiências. Experimentando tudo sempre da mesma maneira, teremos sempre os mesmos sentimentos. Portanto, não haverá mudanças. Pois estaremos criando sempre a mesma realidade pessoal. Exatamente isso. Pensamos, comportamos e sentimos sempre da mesma maneira e esperamos um resultado diferente? Isso é insanidade. Para mudar, para realmente mudar, há a necessidade de sustentarmos novos pensamentos, novas conexões cerebrais, novas escolhas, novos comportamentos, novas experiências com novos sentimentos que permitirá uma nova realidade pessoal.

Ir além dos condicionamentos. Esse é o segredo. Identificar os gatilhos que levam as mesmas escolhas. Isso chama-se metacognição – pensar sobre aquilo que se pensa. Esse é um exercício que pode ser realizado pela meditação dirigida. Tornar-se consciente dos processos inconscientes. Tornar-se consciente de sua mudança pessoal. Ir além dos seus hábitos. Deixar de ser você mesmo e tornar-se um ser diferente. Quebrar o hábito de ser você mesmo. Adquirir um novo Estado de Ser e perceber e agir no mundo como protagonista, um protagonista consciente e criador da sua própria realidade.

Pensar sobre aquilo que se pensa. Muda!!!

Abraços fraternos

Dr Milton Moura

4 comentários em “Persistir, ir além… ser maior que o corpo, ambiente e o tempo.

  1. Muito obrigado doutor Milton por mais essa contribuição valiosa. Parabéns, e faço votos que continues sempre nos brindando com esse conhecimento, que muito auxilia quem está buscando superação no sentido de uma vida mais real e verdadeira.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Entendo perfeitamente tudo que você coloca, mas não é fácil , como mudar, como modificar padrões que já estão solidificados a nível consciente? É a nível inconsciente então ?!!! Sem falar no produto do meio em que vivemos. Mudar deveria ser prazeroso e não uma luta contantante que temos que travartodo tempo, sabe cansa , e aí continuamos andar em círculos, ou então nascer de novo sob nova educação ou até mesmo em outro mundo pq esse aqui sabota todas as nossas expectativas de mudança causando asim frustração e sofrimento. Percebo que estamos jogando todo o tempo é que não jogar e aliendo. Me desculpe, no fundo do coração sei Quebec está certo, mas teremos que ter ferramentas para sair do jogo sem ferimentos. Grata pela partilha, vou continuar te acompanhado talvez um dia eu consiga assimilar digerir e latir segura para uma vida de VERDADE. Bjs no coração.

    Curtir

    1. Olá Elizabeth,
      Entendo as suas colocações e tenho percebido isso em meus workshops. A dificuldade maior no processo de transformação pessoal é a incapacidade que as pessoas sentem em criar o novo. Mudar o seu Estado de Ser. Mudar a maneira como ocorrem as percepções. Superar as crenças limitantes. Mas, depois de muita busca e estudos… encontrei uma ferramenta poderosa para essa finalidade. Chama-se METACOGNIÇÃO que nada mais é que a capacidade de PENSAR SOBRE O QUE SE PENSA. É isso que ensino em meus workshops. Ensino as pessoas a tornarem-se conscientes dos seus processos inconscientes. Para mudar qualquer aspecto em nossas vidas precisamos nos tornar maiores que esses elementos que coloquei no artigo. Caso contrário, as pessoas ainda se sentirão vítimas. Pensar no que se pensa. Isso é um atributo do lobo frontal. E podemos treinar isso e criar o novo em nossas vidas. Continue sintonizada que logo vou disponibilizar toda essa pesquisa e estudo organizado em um Workshop online. Abraços no coração.

      Curtir

Deixe seu comentário